quinta-feira, 9 de julho de 2009

Porque sofremos tanto? (amor e paixão)


Não sofremos pelo amor... Sofremos pela paixão.

A diferença entre amor e paixão:

Paixão: do latim passione = sofrimento, sentimento excessivo; afeto violento; entusiasmo, cólera, grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso. (lembra-se? PAIXÃO de Cristo)

Paixão, já no vocabulário grego deriva de paschein, padecer uma determinada ação ou efeito de algum evento. É algo que acontece à pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela. De paschein deriva pathos e patologia. Pathos designa tanto emoção como sofrimento e doença.

Amor, na verdade, é um só, a diferença está no que as pessoas julgam estar sentindo. Muitas pessoas interpretam EMOÇÔES fortes como sendo amor, porém o SENTIMENTO verdadeiro não causam brigas, ciúmes, inveja, discórdia, nada disso decorre do verdadeiro amor.

Esse tipo de sentimento é resultado do nosso “EU”, da nossa vontade, dos nossos desejos, enfim, do nosso egoísmo e nada mais além disso. O sofrimento nunca será sinal de amor. Quando o amor é real ele “tudo espera, tudo crê, tudo suporta... O verdadeiro amor jamais acaba”.

Enfim, Paixão é emoção e Amor sentimento.

Você pensa que emoções e sentimentos são sinônimos?

Quando é Amor o que você sente, não importa por quem ou pelo quê, a sensação é tão agradável, que você não sente o mínimo desejo de se livrar dela.

O Amor é sentimento. Sentimento faz bem.

Quando é ódio, você pode notar que é como se o seu peito se fechasse, o ar parece ser insuficiente para sua oxigenação. A respiração fica ofegante e curta. É uma sensação horrível.

O ódio é emoção. Emoção faz mal.

É comum confundirmos pessoas sentimentais com pessoas emotivas e pensamos que é a mesma coisa, mas não é. A pessoa sentimental não sofre, mas a emotiva sim.

Emocionar-se é "doer-se", Emoção é ruído... Sentimento é silêncio.

A paixão é emoção e, só por isso, faz tanto estardalhaço, tanto estrago no continuar das coisas. Há quem mate "em nome do Amor", mas há um engano pois... A paixão pode fazer matar, mas o Amor não.

Há um incontável número de coisas que sentimos e que são confundidas, ora com sentimento, ora com emoção. São emoções: ódio, a inveja, o ciúme, vingança, ressentimento, a culpa, a mágoa, a raiva, e por aí a fora.

Você notou como tudo isso é denso, pesado, sufocante?

As emoções nos prendem, os sentimentos nos libertam.

3 comentários:

Inês disse...

Maravilhoso!!! mais como é dificil compreender cada sentimento ecolocar em prática.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARIA IZABEL disse...

Estou sofrendo tanto que pare-se uma doença sem remédio que
não vai passar nunca não sei o que fazer para acabar com esse sentimento que esta me matando por dentro, me da uma ajuda obrigada.