sábado, 18 de julho de 2009

Dores "inexplicáveis"?



Algumas dores que não podem ser atribuídas – pelo menos, não completamente – a uma origem orgânica são experimentadas com mais frequência por pessoas com depressão, segundo estudo da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha. E, assim como as mulheres sofrem mais de depressão, essas dores também são mais frequentes nelas.

No estudo, 308 pacientes foram entrevistados sobre seu estado de saúde, sintomas de dor, ansiedade em relação à doença, reações quando doentes, apoio social que recebem, estresse psicológico e outros aspectos; além de serem avaliados por um médico quanto aos sintomas de dor relatados. E os pesquisadores descobriram que "até 80% dos sintomas relatados nas práticas da clínica geral eram somatoformes" (não-explicados em termos médicos).

Os pesquisadores explicam que esses sintomas não são "fruto da imaginação" dos pacientes. "Sintomas somatoformes são reais; eles afetam a qualidade de vida, e podem também causar distúrbios clinicamente relevantes que podem requerer tratamento psicológico, como terapia cognitiva comportamental".

Os distúbios somatoformes são, muitas vezes, confundidos com hipocondria, e não envolvem apenas dores, como também tontura, sensações de hipersensibilidade em vários lugares do corpo, fadiga e exaustão. Segundo os especialistas, nem todos que relatam esses sintomas são diagnosticados com distúrbios somatoformes, pois isso depende da gravidade dos problemas psicológicos e do quanto os sintomas afetam a qualidade de vida.

Considerando os resultados – que indicam que "há uma ocorrência significativamente maior de dor somatoforme em várias partes do corpo em pacientes com depressão existente ou que sofriam depressão nos últimos 12 meses, do que pacientes sem depressão" –, os pesquisadores concluíram que pacientes que relatam dores "clinicamente inexplicáveis" tem grandes chances de terem depressão.

Nenhum comentário: