quinta-feira, 30 de julho de 2009

A natureza feminina e o sexo.


A mulher reage frente ao sexo de uma maneira totalmente distinta das reações do homem. A sexualidade feminina é muito mais complexa que a masculina, não só em seus aspectos físicos, como também no emocional e no psicológico. É freqüente a tendência da mulher buscar que o ato sexual se desenvolva dentro de um clima que envolva compromisso emocional, onde seus sentimentos e seu desejo possam ser expressados livremente. Mas além do psíquico, existe toda uma série de condicionamentos sociais que determinam a forma da mulher se conduzir frente ao sexo.

A mulher, vítima dos preconceitos sociais?
Nossa sociedade tem valores muito arraigados no que se refere às condutas que deve determinar o desempenho de cada sexo, ou seja, do homem e da mulher. Isto conduz ambos os sexos a certas exigências que geram insatisfação e desgosto, sendo causas de traumas que impedem o desenvolvimento sexual pleno, tanto do homem, quanto da mulher. Estas são as principais vítimas dos preceitos sociais no que diz respeito à desfrutar plenamente do sexo. Outro fator que pode interferir no prazer ou na insatisfação da mulher é a segurança que lhe passa o seu parceiro. Se a mulher se sente segura sua entrega é mais espontânea e livre de preocupação, o que conseqüentemente pode levar a um estado de relaxamento e prazer. Já foi constatado que a maioria das mulheres que têm dificuldades para excitar-se estão preocupadas com o futuro de seu parceiro, ou ainda, com algum outro tipo de preocupação, como o medo de engravidar, por exemplo. Uma questão hormonal
Por outro lado, o organismo dita suas próprias leis. Os hormônios são fundamentais para a vida sexual. O equilíbrio de todas eles assegura a harmonia sexual da mulher, pois não só lhe proporcionam um estado de ânimo sereno, como também uma atividade sexual favorável. Em contrapartida, quando se perde a estabilidade química podem aparecer problemas. Isso pode acontecer em presença de estados depressivos, durante a TPM, ou qualquer estado emocional alterado. Há ainda de se levar em conta que a mulher tem os seus níveis de hormônios alterados em função freqüentemente em função da sua possibilidade de ser mãe. A complexidade do comportamento sexual está presente na natureza feminina. Encontrar um parceiro que compreenda estes altos e baixos no ânimo e no comportamento da mulher pode lhe garantir um bem-estar sexual e uma vida mais plena e feliz.

Nenhum comentário: