domingo, 21 de dezembro de 2008

Valores Pessoais.

Abraham Maslow, professor de Havard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiúra, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.
Por exemplo, a beleza que está associada com o engano se torna repulsiva. A justiça associada com a crueldade é repulsiva. Esta capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.
Em cima desse assunto, existe uma enquete em andamento:
Você acha que valores como a comemoração do natal está se perdendo aos poucos?
Que é fato que antigamente algumas profissões, datas comemorativas e cumprimentos como, Bom dia, boa tarde eram usados frequentemente e vistas como referência.
Família ja esta dando lugar a produções independentes, ou morar só esta sendo ligado a independência, tranquilidade. Bom, não podemos dizer que não é coerente, mas também não podemos negar que o individualismo esta ganhando a corrida contra o coletivismo.
É incrível como a liberdade e o limite juntos, dão um ótimo resultado.
O que acham?

Nenhum comentário: