domingo, 14 de dezembro de 2008

Tribos urbanas: Fuga ou Estilo de vida?


As tribos urbanas ou metropolitanas são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer rede de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. Segundo Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".
A expressão "tribo urbana" foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou usá-la nos seus artigos a partir de 1985.
Uma breve descrição do que seria uma "tribo urbana", para entendermos a nossa atual enquete: "As tribos são uma forma de fuga dos adolescentes?
Nos dias de hoje é muito comum nas ruas das grandes metrópoles, grupos de adolescentes com estilos diferentes, variados e bem extravagantes... Uns demonstram e defendem ações como a paz, amor, respeito e outros o oposto como a violência, anarquia e manifestos destrutíveis.
Por que ocorre o aumento do número de tribos no atual momento? Pode ser que as pessoas estão aceitando mais e bancando um estilo de vida que descobriu dentro de si mesmo, ou as pessoas veêm na figura da tribo como uma maneira de se manifestar sem repressões por saber que existe pessoas com os interesses em comum.
Segundo especialistas, a maioria das tribos servem como válvula de escape. Principalmente tribos que são constituídas por adolescentes. A maioria dos casos envolve a complicada estrutura familiar, muitos tem características em comum: Pais separados, violência dentro de casa, desigualdade social, falta de comunicação e disciplina por parte dos pais.
ps: Deixem a opinião de vocês na enquete e no comentário.

Nenhum comentário: