segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O que é Parafilia, desvio sexual ou Perversão?


Variantes do impulso sexual.


Como em muitos outros campos do conhecimento humano, também em relação ao comportamento sexual fala-se em atitudes “normais e anormais” de maneira arbitrária. É difícil estabelecer um limite preciso entre os dois conceitos, pois o que parece “normal” em determinada época e lugar pode ser considerado “anormal” em outras circunstâncias. O portador de uma variante sexual apresenta comportamento compulsivo, sem o qual ele não obtém satisfação erótica; Por isso não se pode considerar como variantes, técnicas de estimulação empregadas com o intuito de enriquecer o relacionamento sexual.

Variações do comportamento sexual

As variações do comportamento sexual não tem por objetivo a procriação. Elas dependem do contexto histórico e sócio-cultural. Podem ser frutos de adaptação do homem , intensificada por algum aspecto de personalidade do indivíduo. Nestas variações não se discute com quem o sexo é feito,ou seja qual o objeto sexual. Estas variações são : SEXO ORO-GENITAL, SEXO ANO-GENITAL, FANTASIAS SEXUAIS, MASTURBAÇÃO, E A INSACIEDADE SEXUAL .

Variações do objeto sexual (desvios sexuais- perversões sexuais- parafilias)

-EXIBICIONISMO... Implica na obtenção do prazer sexual pela exposição deliberada dos órgãos genitais a outras pessoas. (não quando ocorre na infância)

-FETICHISMO... Designa os indivíduos que utilizam objetos inanimados (geralmente roupas) para obter a satisfação sexual ou também aqueles que prestam atenção para uma determinada parte do corpo de outra pessoa para o mesmo fim (excluindo a vagina, seios que são áreas erógenas primárias).

-INCESTO... Consiste no relacionamento sexual entre pessoas consanguíneas .(exs: pai e filha, mãe e filho, etc)

-NECROFILIA... Trata-se de um desvio sexual em que a pessoa obtém excitação e prazer sexual junto a uma pessoa já morta, podendo chegar a ter orgasmos.

-PEDOFILIA... Define-se na obtenção e consequente satisfaçaõ sexual com orgasmo através de atos sexuais com a participação de uma criança ,púbere ,ou adolescente.

-PODOFILIA... O indivíduo obtém sua satisfação sexual através da sexualização dos pés da outra pessoa.

-SADISMO(homens) e MASOQUISMO(mulheres)... É o ato de obter prazer através da dor e sofrimento, sejam físicos ou psicológicos, a outra pessoa.

-TRAVESTISMO... Trata-se da necessidade de uma pessoa tem de assemelhar-se ao sexo oposto, obtendo satisfação sexual ao se vestir com roupas que não são as do próprio sexo.

-VOYEURISMO... Trata-se da obtenção do prazer sexual através da observação voluntária e intencional de outras pessoas nuas, vestindo-se ou se despindo , ou em atividades sexuais, especialmente se estas não tem conhecimento de estarem sendo observadas.

-ZOOFILIA... É a obtenção de excitação e prazer sexual através do contato com animais.

-COPROLAGNIA(COPROFILIA)... Tendência à excitação sexual produzida por cheiro, visão ,gosto ou contato físico com matérias fecais(fezes).

-UROLAGNIA(UROFILIA)... Será a excitação sexual advinda de cheiro, visão ,gosto ou contato físico com urina.

-PEDOFILIA... Pedofilia envolve atividade sexual preferencial com crianças, seja em fantasia ou na realidade. Atividades ou fantasias sexuais adultas envolvendo crianças pré-púberes, o comportamento essencial em pedofilia, podem ser exclusivamente homossexuais ou heterossexuais, ou uma mistura de ambos, e podem ocorrer dentro da família, entre grupos de conhecidos, ou entre estranhos.

Critérios para o diagnóstico de pedofilia:
A - Por um período de pelo menos seis meses, fantasias sexualmente excitantes, recorrentes e intensas, impulsos sexuais ou comportamentos envolvendo atividade sexual com uma criança ou crianças pré-pubescentes (geralmente de idade igual ou inferior a 13 anos).
B - As fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos causam transtornos clinicamente significantes ou problemas na área social, ocupacional ou outras áreas importantes de atividade.
C - A pessoa tem pelo menos 16 anos de idade e é pelo menos 5 anos mais velha do que a criança ou crianças no Critério A. Nota: não incluir um indivíduo no final da adolescência envolvido em um relacionamento sexual com outro de 12 ou 13 anos de idade."

Este artigo não tem a intenção de estimular qualquer destes desvios sexuais e sim O APÓIO AO CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO DA SEXUALIDADE HUMANA.

Dr. Celso Marzano
Urologista e Terapeuta Sexual

Nenhum comentário: